terça-feira, 1 de novembro de 2011


Como surgiu a Kinesio Taping

O método Kinesio Taping foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase na década de 1970. O médico inspirou-se na Quiropraxia, da qual era adepto, para desenvolver a técnica. A Quiropraxia se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos na função normal do sistema nervoso e na saúde geral, dando ênfase no tratamento manual. Dr. Kase buscava um método de utilização de fitas elásticas para auxiliar na cicatrização de tecidos traumatizados pela atividade desportiva. Em 1973, o médico desenvolveu a bandagem Kinesio Tex e a técnica conhecida como Kinesio Taping. O grande diferencial do método é a capacidade de reabilitar o sistema muscular, oferecendo suporte simultâneo às articulações e músculos.

Durante a primeira década, a técnica foi bastante utilizada por ortopedistas, quiropráticos e acupunturistas no Japão. O método Kinesio Taping teve sua primeira grande exposição durante as Olimpíadas de Seul, em 1988. Desde então, a técnica desenvolvida pelo Dr. Kase vem obtendo grande repercussão mundial, sendo adotada inclusive por diversos atletas profissionais e médicos da Ásia, Estados Unidos, Europa, Austrália e de países da América do Sul. A popularidade da bandagem terapêutica aumentou quando 50 mil rolos foram doados para os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008. Hoje em dia é usada em 80 países.

No Brasil, embora a técnica tenha sido trazida há 11 anos pelo médico Nelson Morini Júnior, seu uso anda é recente. Em 1998, a Therapy Taping Association foi criada no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário